Evangelizar não é a principal atividade da Igreja, é a única!

Membros da Escola

quarta-feira, 14 de março de 2012

A Importância do Jejum




A igreja chama o jejum, a esmola e a oração de "remédios contra o pecado", pois cada um, a seu modo, nos ajuda a vencer o maior mal deste mundo, o pecado. A oração nos fortalece em Deus, a esmola ( obras de caridade) cobre uma multidão de pecados e o jejum revigora o nosso espirito contra as tentações da carne e do espirito, libertando-nos e abrindo-no para os valores da alma.


O jejum no tempo da quaresma é também a expressão da nossa solidariedade com Cristo, preso, torturado,flagelado, coroado de espinho, condenado á morte, crucificado e morto.
Ao jejuar, devemos concentrar-nos não só na prática da abstenção do alimento ou das bebidas, mas no seu significado  mas profundo.

A finalidade do jejum é nos levar a um equilíbrio necessário e ao desprendimento daquilo que podemos chamar de atitude consumística,característica da nossa civilização. 
O jejum confere á oração maior eficácia.

Por meio dele o homem descobre,de fato, que  é mais 'senhor se si mesmo' e que se tornou interiormente livre, percebendo que a conversão e o encontro com Deus, pela oração, frutificam nele. Assim, o jejum não é algo que se conservou de uma prática religiosa dos séculos passados, mas sim indispensável ao homem de hoje. aos cristão do nosso tempo.
O Jejum é paz do corpo, força dos espíritos e vigor das almas e ainda: O jejum é o leme da vida humana e governa todo o navio do nosso corpo.

"O jejum é para alma o que os olhos são para o corpo."

Retirado do livro Práticas de Jejum, Mons. Jonas Abib 
postado por Maysa Costa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...